Maputo, 26.05.2024 – Falando na mesa redonda da Cabo Delgado Parks em Maputo, na sexta-feira, o presidente da Câmara de Minas, Geert Klok, considerou a iniciativa da Cabo Delgado Parks vantajosa para todas as partes interessadas.
Na mesa redonda da Cabo Delgado Parks, o Ministro da Indústria e Comércio Silvino Moreno e o Governador Provincial Valige Tauabo juntaram-se a representantes da indústria extractiva, bem como outros intervenientes, para debater sobre o tema “Pólos de desenvolvimento e a contribuição da indústria extractiva de recursos minerais na estabilização e recuperação económica em Cabo Delgado”.
O Presidente da Câmara de Minas de Moçambique (CMM) ilustrou no seu discurso, através do exemplo do fabrico de paletes de madeira, como o desenvolvimento económico local pode beneficiar todas as partes interessadas. Os parques industriais situados perto de indústrias âncora, como as minas, podem criar emprego para as comunidades anfitriãs e oportunidades para os empresários locais. As empresas mineiras beneficiarão da disponibilidade local de produtos e serviços, reduzindo assim os prazos de entrega e os custos. Moçambique como país ganhará com a redução das importações e o aumento das receitas fiscais.
Klok contrastou este cenário com a beneficiação a justante de minerais, que tende a gerar relativamente poucos postos de trabalho, requer grandes investimentos (do exterior) e tem elevadas exigências em termos de infra-estruturas e recursos humanos.
O presidente da CMM manifestou o apoio da Câmara à iniciativa Cabo Delgado Parks, considerando-a um veículo ideal para o desenvolvimento de Cabo Delgado e a criação de emprego.
A Cabo Delgado Parks é uma rede de parques industriais nos distritos de Montepuez, Balama, Ancuabe e Palma, e uma base logística em Pemba. Esta rede, operada pela MozParks, foi concebida para cumprir três objectivos principais: acelerar o desenvolvimento económico, promover e impulsionar o emprego jovem e desenvolver a economia verde.